Odontopediatria
A saúde bucal de quem mais importa pra você
É a especialidade responsável pela saúde bucal das crianças, das maiores até mesmo aos bebês que ainda não possuem dentinhos.
Cuidar dos dentes de crianças requer um cuidado especial, afinal, nem sempre elas entendem o quão imortante é a consulta, é preciso uma atenção redobrada e psicologia adequada, para que ir ao dentista não se torne uma experiência negativa e amedrontadora.
Principais problemas na infância
-Cáries e acúmulo de placa bacteriana: devido a dificuldade na higienização e, por vezes, excesso de ingestão de açúcar, esse problema é extremamente comum e demanda cuidado imediato para que não ocorra dor acentuada ou perda precoce do dente;
-Canal em dente de leite: é necessário tratar o canal de um dente de leite em duas ocasiões:
-devido a um trauma, como por exemplo quando a criança cai e bate o dente;
-devido a cáries extensas que atingiram o nervo do dente;
O diagnóstico feito pelo odontopediatra é essencial para saber se esse procedimento será ou não necessário.
-Mau posicionamento dentário e esquelético: além da genética influenciar na mordida da criança, maus hábitos (como chupar dedo, chupeta e mamadeira) são capazes de prejudicar tanto os dentes, como a arcada dentária da criança. Geralmente é possivel colocar aparelhos ortopédicos a partir de 5/6 anos e sua indicação deverá ser realizada pelo odontopediatra;
-Bruxismo precoce: outra situação bastante comum. É necessário que odontopediatra avalie o tipo de bruxismo, pode ser um bruxismo normal, pois até os 6/7 anos os dentes ainda estão se acomodando na arcada dentária, ou pode ser um bruxismo que realmente seja um problema, Como o bruxismo está ligado ao fator emocional, devemos observar a rotina da criança (se é muito atarefada, com muitos cursos), divórcio dos pais, morte de algum ente querido, entre outras situações. Além disso, crianças com déficit de atenção, hiperativas ou que possuem dificuldade para dormir tem maiores chances de desenvolver o bruxismo.